Rinite ou Sinusite? Aprenda a diferença
Por Médico Sem Fila em Cuidados com a Saúde no dia 28 de abril de 2020
Provavelmente, você, seus amigos ou familiares já tiveram rinite ou sinusite, não é mesmo?
Mas, você sabe o que diferencia essas doenças? Vamos te contar!
Rinite
A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, que aparece, principalmente, após uma gripe ou outras infecções e também como uma reação alérgica.
Os principais sintomas da são:
- Coriza;
- Obstrução nasal;
- Espirro;
- Coceira no nariz e nos olhos;
- Dor de cabeça.
Para tratar a doença é imprescindível consulta com médico especialista, a fim de garantir um diagnóstico correto. Normalmente, o tratamento é realizado com base no uso de anti-histamínicos (antialérgicos), descongestionantes nasais, corticoides e vacinas contra alergias.
Sinusite
Já a sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, que pode ser aguda – com persistência dos sintomas por até 3 meses ou crônica – com sintomas mais leves, entretanto por mais de 3 meses.
Os principais sintomas da sinusite são:
- Dor na face e de cabeça;
- Cabeça pesada;
- Obstrução nasal;
- Coriza;
- Tosse;
- Febre.
Assim como a rinite, é necessário diagnóstico com o médico para a realização de um tratamento adequado. Durante o tratamento são utilizados antibióticos, corticoides, descongestionantes nasais e em alguns casos pode ser necessária a realização de cirurgia – Sinusectomia.
A Rinite ou Sinusite podem ser alérgicas
Esse tipo de alergia pode ser hereditária ou desenvolvida ao longo da vida.
Conheça algumas substâncias alergênicas:
- Pelos de animais;
- Poeira e mofo;
- Pólen;
- Alimentos que contenham leite, ovos, glúten etc.
Concluímos que ambas doenças podem aparecer durante qualquer época do ano, sendo necessário apenas o contato com vírus, bactérias ou substâncias alergênicas.
Entretanto são mais comuns no outono e no inverno. Como vimos, rinite e sinusite são dois tipos diferentes de inflamação, porém em alguns casos o paciente pode desenvolver as duas doenças, uma vez que a rinite tem como complicação o surgimento de sinusite.
Para prevenir-se da rinite, sinusite e de outras doenças, procure manter os ambientes sempre limpos, a fim de evitar o contato com mofo, ácaros e poeira. Uma boa hidratação e prática de atividades físicas também são imprescindíveis para manter-se mais saudável e, assim, ter mais resistência a doenças.
É muito importante estar atento e não confundir os sintomas da rinite ou sinusite com os do Coronavírus.
A avaliação de um otorrino é importante para um diagnóstico correto. Assim, se você tem alguns dos sintomas listados acima, agende uma consulta agora mesmo de forma prática e eficiente.