Dicas de saúde

Voltar para a lista completa de dicas

O que é e como diagnosticar o Câncer Colorretal? 💙

Por Médico Sem Fila em Cuidados com a Saúde no dia 30 de março de 2022

Ainda falando sobre o Março Azul Marinho – Mês de conscientização sobre o Câncer Colorretal, hoje vamos falar um pouco mais da doença e de seu diagnóstico.  💙

O câncer colorretal refere-se aos tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (chamado de cólon) e no reto (parte final do intestino, imediatamente antes do ânus).

A prevenção e o diagnóstico precoce, por meio do exame de colonoscopia, são essenciais para diminuir a incidência desses tumores, aumentar as chances de cura e preservar a qualidade de vida dos pacientes.

Isso é possível porque a maioria dos cânceres colorretais se desenvolvem a partir de pólipos adenomatosos, que são lesões benignas e que são visualizadas e removidas durante o próprio exame de colonoscopia.

Vale ressaltar que o câncer de colorretal é o único capaz de ser tratado na fase pré-cancerosa. Ele nasce como um adenoma, que é um pólipo ainda benigno. Diferentemente do câncer de mama e de próstata, cujos exames, indicados anualmente, servem para identificar a doença no início, a colonoscopia visualiza e remove a lesão precocemente, na fase pré-cancerosa. Se erradicada, evita o surgimento do câncer.

Caso tenha algum dos sintomas relacionados, procure um médico. Agende sua consulta!

#médicosemfila #saúdeparatodafamília #marçoazulmarinho  #câncercolorretal #exame #colonoscopia #atençãoprimária #atendimentohumanizado #equipequalificada #ágil #acessível #humanizada

Veja também

Abril Azul: Principais sintomas do Autismo 💙

Leia mais

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo💙

Leia mais

O que é e como diagnosticar o Câncer Colorretal? 💙

Leia mais