Dicas de saúde

Voltar para a lista completa de dicas

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo💙

Por Médico Sem Fila em Cuidados com a Saúde no dia 4 de abril de 2022

Neste mês, o Abril Azul é marcado pela campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, com o objetivo de ajudar a população de todo o mundo a se conscientizar sobre a inclusão de pessoas com autismo.

Esse transtorno compreende distúrbios no neurodesenvolvimento, que pode caracterizar deficiência na interação e comunicação social, padrões repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular.

O autismo é dividido em três níveis: leve, moderado e grave. Na atenção primária, é possível identificar sinais e sintomas sugestivos do Transtorno do Espectro Autista no acompanhamento do desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Por isso, é importante que haja esse acompanhamento desde o nascimento, e o diagnóstico prévio é fundamental.

Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas são portadores de autismo, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são autistas. 

Autismo: entenda, inclua e ame!

Veja também

Abril Azul: Principais sintomas do Autismo 💙

Leia mais

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo💙

Leia mais

O que é e como diagnosticar o Câncer Colorretal? 💙

Leia mais