Entenda as principais diferenças entre os dos tipos de diabetes mais comuns
Por Médico sem FIla em Curiosidades no dia 26 de dezembro de 2017
A diabetes é uma das doenças crônicas que mais cresce entre a população mundial. A adoção de hábitos de vida pouco saudáveis como: sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade estão sem dúvidas atrelados a esse aumento.
Existem diferentes tipos da doença, entretanto os mais comuns são tipo 1, tipo 2 e a diabetes gestacional. Hoje, vamos te explicar as principais características de cada uma delas.
Diabetes Tipo 1
Corresponde a, aproximadamente, 8% dos casos. Normalmente, atinge a crianças e adolescentes sem excesso de peso.
A diabetes tipo 1 é caracterizada pela deficiência total de insulina (hormônio sintetizado no pâncreas, responsável pela redução da taxa de glicose no sangue), uma vez que ocorre a destruição das células responsáveis por sua produção. Assim, o paciente se torna dependente do uso contínuo de insulina.
Alguns dos sintomas da diabetes tipo 1 são: muita sede, urinar em excesso e perda de peso.
Diabetes Tipo 2
Corresponde a, aproximadamente, 90% dos casos; sendo mais comum na fase adulta e em pessoas que apresentam obesidade e sedentarismo. A diabetes tipo 2 também está atrelada ao fator hereditariedade, assim pessoas com parentes diabéticos devem estar atentos.
Nesse tipo da doença a insulina continua sendo produzida pelo organismo, mas não consegue desenvolver completamente sua função. Também pode ocorrer de a quantidade de insulina ser insuficiente para controlar os níveis de glicose.
Diabetes gestacional
A doença surge na gravidez e, na maior parte dos casos, desaparece após o parto. Entretanto, está associado a um maior risco de desenvolvimento da doença na mãe e no filho, por isso o acompanhamento médico se torna fundamental.
Alguns fatores de risco para a diabetes gestacional são:
- Idade materna avançada,
- Ganho de peso excessivo durante a gravidez,
- Histórico familiar de diabetes em parentes de 1º grau ou gestacional (mãe da gestante),
- Pressão alta durante a gestação.
Conclusão
Hábitos de vida mais saudáveis são essenciais para se ver livre da diabetes. A prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, colaboram para o controle do peso e a manutenção da saúde.
Como a diabetes pode ser silenciosa e assintomática, exames preventivos são necessários para verificar como anda sua saúde.
Alguns sintomas podem alertar sobre alterações em seu organismo, por isso, fique atento!