Remédios caseiros para gripe
Por Médico Sem Fila em Dicas de Saúde no dia 23 de novembro de 2017

Causada pelo vírus influenza, a gripe é uma infecção respiratória que provoca febre, dores no corpo, mal estar, entre outros sintomas.
Para amenizar os sintomas da doença, algumas receitas caseiras se mostram bem eficazes. Todavia, consultar-se com um clínico geral é fundamental para diagnosticar a doença e prescrever medicação necessária, uma vez que a gripe pode se agravar e trazer outras complicações para o indivíduo.
Hoje, vamos te dar 3 receitas de remédios caseiros para controlar os sintomas da gripe. Vamos lá!
Limão e Mel
A mistura de limão e mel é uma excelente opção para descongestionar o nariz e reduzir a inflamação e o inchaço na garganta, colaborando também para amenizar quadros de tosse.
Ingredientes:
. Suco (puro) de 1 limão
. 2 colheres de sopa de mel
. 1 xícara de água fervente
Como preparar:
Adicione as 2 colheres de mel na água fervente. Após mexer bem e tornar a mistura uniforme, acrescente o suco de limão. O chá deve ser consumido logo após o preparo.
Chá de Equinácea
A equinácea possui propriedades antibióticas, anti inflamatórias e imunoestimulantes, por isso ajuda a impedir o desenvolvimento de infecções respiratórias.
Ingredientes:
. 1 xícara de água fervente
. 1 colher de sopa de folhas secas de equinácea
Como preparar:
Mergulhe a colher de equinácea na água fervente e aguarde por 10 minutos. Depois basta coar e beber.
Atenção: Gestantes e lactantes, pacientes com tuberculose, esclerose múltipla, HIV, colagenoso, ou que façam uso de medicamentos regulares, devem consultar o médico antes de fazer o uso desse remédio natural.
Gengibre e Limão
O gengibre é um alimento poderoso, que atua na redução de náuseas, dores de cabeça, resfriados, febres e dores nas articulações, por isso, juntamente com o limão, pode te ajudar a dar adeus a gripe.
Ingredientes:
. 1 cm de gengibre
. ½ limão
. 1 copo de água
Como preparar:
Coloque o gengibre e a água para ferver. Após atingir a fervura, acrescentar gotas de limão. Ingerir imediatamente para aproveitar todas as vitaminas do limão.
Conclusão
Os sintomas podem ser leves e moderados, mas também podem ser rigorosos, variando de acordo com a capacidade de imunidade e saúde do indivíduo, por isso consultar um clínico geral é fundamental.